Glaucoma de ângulo fechado

O que é glaucoma de ângulo fechado?

O glaucoma é uma doença que danifica o principal nervo do olhos, chamado “nervo  óptico”. Ele pode causar perda de visão e até mesmo cegueira. Há diferentes tipos de  glaucoma. O tipo mais comum é chamado glaucoma de ângulo aberto crônico. O  glaucoma de ângulo fechado é o menos comum.

O glaucoma é geralmente causado pelo aumento da pressão de dentro dos olhos. O  glaucoma de ângulo fechado ocorre quando o sistema de drenagem dos fluidos do  interior dos olhos sofre um bloqueio. Isso faz com que a pressão interna dos olhos  aumente rapidamente. É diferente do glaucoma de ângulo aberto, no qual a pressão vai  subindo gradativamente aos poucos.

Quais são os sintomas do glaucoma de ângulo fechado?

Os sintomas incluem:

-Perda de visão

-Enxergar halos (“círculos”) em volta das luzes

-Dor de cabeça

-Dor intensa nos olhos

-Se sentir mal/enjoado(a) (náusea) e vomitar

-Vermelhidão na parte branca dos olhos

-Inchaço e embaçamento na parte colorida dos olhos

Tenho que passar em consulta médica?

Sim. Você deve passar em consulta médica imediatamente caso tenha sintomas de  glaucoma de ângulo fechado. Se você não conseguir agendar uma consulta, procure um  serviço de emergência. Se o glaucoma não for tratado, pode levar a perda de visão e até  mesmo cegueira.

Existe um teste para o glaucoma de ângulo fechado?

Sim. Podem ser usados diferentes testes, que podem:

-Checar a parte de trás dos seus olhos com uma ferramenta que aumenta a imagem para  ver se há dano ao nervo.

-Usar uma ferramenta especial que mede o ângulo da abertura pela qual os fluidos  oculares são drenados.

-Checar o quão bem você enxerga as coisas no centro e quão bem enxerga coisas na  periferia da sua visão.

-Medir a pressão interna dos seus olhos usando uma ferramenta especial que sopra.

Como o glaucoma de ângulo aberto é tratado?

Os tratamento efetivos para glaucoma funcionam baixando a pressão interna dos olhos.  Há 3 maneiras de baixar essa pressão: gotas nos olhos, cirurgia ou terapia a laser.

-Medicações: usualmente são dadas em forma de gotas oculares. Elas também podem  vir na forma de pílulas ou serem injetadas na veia (IV).

-Terapia a laser: melhora a maneira que os fluidos são drenados dos olhos

-Cirurgia: envolve fazer uma pequena abertura ou inserir um tubinho no olho para que  assim os fluidos possam ser melhor drenados.

As pessoas com glaucoma de ângulo aberto que ainda não foram tratadas com cirurgia  ou com terapia a laser não podem tomar certas medicações de venda livre em farmácias.  São incluídas:

-Medicações que tratam de gripe ou resfriado

-Medicações que tratam de enjôo ao movimento

O que eu posso fazer para prevenir o glaucoma de ângulo fechado?

O glaucoma de ângulo fechado é mais comum em algumas famílias. Se você tem história  familiar dessa condição, certifique-se de realizar exames oftalmológicos com  regularidade, especialmente se você já passou da meia idade. Se você tem glaucoma de  ângulo fechado, conte aos seus parentes (filhos/irmãos) que eles devem ser testados.

Fonte: Uptodate, Tópico: 83393, Versão: 16.0 (atualizado em 23/10/2022)