Glaucoma de ângulo aberto

O que é glaucoma de ângulo aberto?  

O glaucoma é uma doença que danifica o principal nervo do olhos, chamado “nervo  óptico”. Ele pode causar perda de visão e até mesmo cegueira. Há diferentes tipos de  glaucoma. O tipo mais comum é chamado glaucoma de ângulo aberto crônico. 

 

Quais são os sintomas do glaucoma de ângulo aberto?  

Primeiramente, o glaucoma de ângulo aberto geralmente não causa sintomas. Quando  ele o faz, causa perda de visão que se inicia nos cantos ou na borda do que você vê. Em  outras palavras, o centro do que você vê geralmente permanece definido. Mas coisas  que estão em volta não. Isso é chamado por alguns “visão de túnel”. A medida em que a  doença avança, o centro da visão também pode ser afetado. 

 

Existe um teste para o glaucoma de ângulo aberto?  

Sim, há diferentes testes. Eles podem: 

-Eles podem olhar na parte de trás dos seus olhos com um dispositivo iluminado que  aumenta a imagem e checar se há danos no nervo. 

-Checar o quão bem você enxerga as coisas no centro e quão bem enxerga coisas na  periferia da sua visão. 

-Medir a pressão interna dos seus olhos usando uma ferramenta especial que sopra.  Pessoas com glaucoma de ângulo aberto geralmente tem essa pressão aumentada.  

Todos que tem 40 anos ou mais devem ser testados para glaucoma de ângulo aberto  pelo menos 1 vez. Você pode precisar de mais testes se tiver pais ou irmãos com  glaucoma. Os testes ajudam os médicos a detectar a doença cedo, antes dela causar  sintomas. Isso é importante pois o tratamento para glaucoma de ângulo aberto pode  prevenir ou diminuir a velocidade da perda de visão. Mas não pode corrigir danos já  causados.  

 

Como o glaucoma de ângulo aberto é tratado?  

Os tratamento efetivos para glaucoma de ângulo aberto funcionam baixando a pressão  interna dos olhos. Há 3 maneiras de baixar essa pressão: gotas nos olhos, cirurgia ou  terapia a laser. 

-Medicações em gotas para os olhos: há 2 tipos principais: 

-Prostaglandinas 

-Beta-bloqueadores 

-Terapia a laser: melhora a maneira que os fluidos são drenados dos olhos 

-Cirurgia: envolve fazer uma pequena abertura ou inserir um tubinho no olho para que  assim os fluidos possam ser melhor drenados.  

 

Qual tratamento eu devo ter?  

Especialistas geralmente recomendam começar com as gotas ou terapia a laser. Durante  a consulta médica podem ser apresentadas as opções para ajudar você a decidir. 

Pessoas que querem evitar cirurgias podem optar pelas gotas, pessoas que tem  problemas para manter a medicação diariamente podem optar pela terapia a laser. 

Se as gotas forem prescritas, é importante utilizá-las todos os dias, como recomendado.  Essas medicações podem trabalhar para evitar a perda de visão. Porém, elas só vão  funcionar se você seguir corretamente as instruções dadas sobre a sua utilização. Hoje  em dia, há opções que podem ser usadas apenas 1 vez por dia. Algumas pessoas vão  precisar aplicar mais de uma vez por dia. Algumas pessoas que optam pela terapia a  laser, podem ter que usar as gotas também.  

Independente de escolher as gotas ou a terapia a laser, você terá que se consultar  regularmente. Seus olhos serão checados e será avaliado o tratamento. Se a pressão  interna dos olhos ainda estiver muito alta, você pode ter que trocar de tratamento. Se  você já utilizou ambas gotas e terapia a laser, pode ser que seja indicada a cirurgia.  

Fonte: Uptodate, Tópico: 15845, Versão: 15.0 (atualizado em 23/10/2022)

Compartilhar:

Outros Artigos Relacionados

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?