Lombalgia

O quanto devo me preocupar com uma dor lombar?  

Não pense o pior. Quase todo mundo vai desenvolver dor lombar em algum momento. A dor  lombar pode ser assustadora. Mas mesmo quando a dor é severa, ela geralmente vai embora  dentro de algumas semanas. Os casos que requerem um cuidado urgente ou cirurgia são raros. 

Procure seu/sua médico/médica ou enfermeiro/enfermeira se você tem dor lombar e você: 

-recentemente teve uma queda ou um trauma na região lombar 

-tem formigamento/dormência ou fraqueza nas suas pernas 

-tem problemas com controle da bexiga ou do intestino 

-tem uma perda de peso sem explicação 

-tem uma febre ou se sente mal de outro jeito 

-toma medicação esteroide, como prednisona de forma regular 

-tem diabetes ou outro problema médico que deixa sua imunidade comprometida -tem um histórico de câncer ou osteoporose 

Você também deve procurar um/uma profissional de saúde se: 

-sua dor lombar é tão severa que você não consegue fazer atividades simples -sua dor lombar não começa a melhorar dentro de 4 semanas 

 

Quais são as partes das costas/lombar?  

As costas/lombar são feitas de: 

-Vértebras: uma pilha de ossos que ficam uns em cima dos outros, como uma pilha de moedas.  Cada um desses ossos tem um buraco no centro. Quando empilhados, os ossos formam um  túnel oco que proteje a medula espinhal 

-Discos: discos com consistência emborrachada ficam entre cada vértebra servindo como  almofada e permitindo movimento 

-Medula espinhal e nervos: a medula espinhal é via expressa de nervos (como uma estrada  principal) que conecta o cérebro com o resto do corpo. Ela percorre o interior das vértebras pelo  canal vertebral. Os nervos vão se ramificando como galhos do cordão espinhal (medula espinhal)  por entre as vértebras. Dali eles se conectam com os braços, pernas, órgãos, etc. (Por isso os  problemas da coluna podem causar dor nas pernas ou dificuldade de conter urina/fezes) 

-Músculos, tendões e ligamentos: Juntos, os músculos, tendões e ligamentos são chamados de  “tecidos moles” da coluna lombar. Esses tecidos moles sustentam a coluna e ajudam a manter a  integridade

 

O que causa a dor lombar?  

Muitas coisas diferentes podem causar a dor lombar. A maior parte do tempo, médicos não  sabem exatamente qual a causa. 

A dor lombar pode ocorrer se você tensionar um músculo. Isso é o que geralmente ocorre  quando a pessoa “arremessa” a lombar. Isso se refere àquela dor que começa imediatamente  após uma atividade física, como levantar algo pesado ou curvar a lombar. 

A dor lombar também pode ocorrer se você tiver: 

-discos danificados, protruídos ou rompidos 

-artrite afetando as articulações da coluna 

-crescimentos ósseos nas vértebras que “beliscam” os nervos vizinhos (bicos de papagaio) -uma vértebra fora do lugar 

-um estreitamento do canal vertebral 

-um tumor ou infecção (muito raro) 

 

Devo fazer um teste de imagem?  

A maioria das pessoas não precisa de um teste de imagem, como um Raio-X, Tomografia ou  Ressonância. A maior parte das causas de dor lombar se resolvem em poucas semanas.  Profissionais de saúde geralmente não pedem esses exames a não ser que haja sinais de algo  fora do normal. 

Se o/a seu/sua médico/médica não pedir um exame de imagem, não se preocupe. Eles podem  entender muitas coisas sobre a sua dor apenas conversando com você e te examinando. 

 

Como o/a profissional de saúde pode saber o que há de errado só de falar  comigo?  

Seus sintomas dizem para o/a profissional muitas coisas sobre a sua dor, por exemplo: 

-se a sua dor começou logo após você fazer algo específico, como levantar um objeto pesado ou  torcer a sua coluna, você deve ter um músculo tenso. 

-se a sua dor se espalha para baixo por 1 coxa, isso pode ser um sinal que um dos nervos que  vão para sua perna está sendo pinçado por um disco protraído ou rompido. 

-se a sua dor vai até lá embaixo pelas 2 pernas, isso pode ser um sinal de que você tem um canal  vertebral estreitado. Isso geralmente ocorre devido crescimentos ósseos na sua espinha. 

 

Como a dor lombar é tratada?  

A maioria das pessoas com 1 episódio de dor lombar não tem um problema médico sério e pode  tentar tratamentos simples como: 

-Permanecer ativo: a melhor coisa que você pode fazer é ser o mais ativo possível. Pessoas com  dor lombar se recuperam mais rápido quando elas permanecem ativas. Se a sua dor é severa,  você pode ter que descansar 1-2 dias. Porém é importante voltar a andar e a se mover o mais  cedo possível. Embora você deva evitar levantar coisas pesadas e esportes enquanto as suas  costas doem, tente manter as suas atividades diárias normalmente. 

-Calor: algumas pessoas descobrem que pode ajudar usar uma placa/bolsa aquecida. Cuidado  para não se queimar. 

-Medicamentos: Primeiramente, você pode tentar medicamentos que você pode conseguir sem  prescrição. Na maioria das vezes, sugere-se os anti-inflamatórios não hormonais/esteroidais  (AINE). AINEs incluem Ibuprofeno (Advil, Alivium), e Naproxeno (Aleve). Podem ajudar mais do  que o Acetaminofeno (paracetamol/tylenol) para dor lombar. 

Se as medicações sem prescrição não ajudarem, comente com profissional de saúde. Em alguns  casos, podem prescrever “relaxantes musculares”. Mas tenha em mente que os relaxantes 

musculares não são geralmente usados em pessoas acima de 65 anos de idade. Em pessoas  mais velhas, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais como problemas para urinar e  confusão mental. 

-tratamentos para aliviar os sintomas: alguns tratamentos podem te ajudar a se sentir melhor por  um tempo. Incluem: 

  1. Manipulação espinhal: é quando um quiroprata, fisioterapeuta ou outro profissional move ou  “ajusta” as articulações da sua coluna. Se você deseja tentar isso, fale com seu/sua médico/ médica ou enfermeiro/enfermeira antes. 
  2. Acupuntura: é quando alguém que saiba Medicina Tradicional Chinesa insere agulhas no seu  corpo para bloquear sinais de dor. 
  3. Massagem. 

Embora a dor lombar geralmente acabe dentro de algumas semanas, algumas pessoas podem  continuar a ter essa dor por mais tempo. Nesse caso, tratamentos adicionais incluem: 

-Auto-cuidado: isso envolve se tornar consciente da sua dor. Embora você precise descansar  quando necessário, é importante ficar ativo o máximo de tempo que puder. Coisas como aplicar  calor e fazer alongamentos suaves podem te fazer sentir melhor também. 

-Fisioterapia: Um/Uma fisioterapeuta é um especialista em exercício que pode te ensinar  alongamentos e movimentos para ajudar a fortalecer os seus músculos. O objetivo é aliviar a dor  mas também ajudar a você voltar para suas atividades diárias. 

Exercícios que você pode tentar incluem: caminhada, natação, bicicleta. Algumas pessoas  podem se beneficiar de Tai Chi ou Yoga. Achar atividades que você gosta pode ajudar você se  manter ativo/ativa. 

-Redução do estresse: algumas pessoas descobrem que ajuda tentar uma coisa que se chama  “mindfulness-based stress reduction” (algo como “redução de estresse baseada na  concentração”. se a sua dor lombar está te fazendo sentir ansiedade ou depressão, fale com  profissional de saúde. Há outros tratamentos que podem ajudar com esses problemas. 

Algumas pessoas imaginam se injeções podem aliviar suas dores. Em alguns casos, pode ser  indicada uma injeção de medicamento para amortecer a região ou reduzir o inchaço. Mas isso só  tem comprovação e funciona em algumas situações específicas. 

Apenas um pequeno número de pessoas acabam tendo que operar (fazer cirurgia) para tratar a  dor lombar. 

 

O que posso fazer para evitar ter a dor lombar novamente? 

A melhor coisa que você pode fazer é permanecer ativo/ativa. fazer exercícios e alongar a sua  coluna podem ajudar. Você pode também: 

-Aprender a levantar peso usando suas pernas ao invés de suas costas 

-evitar ficar sentado ou em pé na mesma posição por muito tempo 

Ter Dor Lombar pode ser frustrante e assustador. Mas pode ajudar saber que ao fazer essas  coisas, você reduz o risco de ter um novo episódio.

Compartilhar:

Outros Artigos Relacionados

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?