ITU (Infecções do Trato Urinário)

O que é o trato urinário?

O trato urinário é o grupo de órgãos que lida com a urina. Inclui:

-Rins: 2 órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina

-Bexiga: órgão em forma de balão que armazena a urina

-Ureteres: 2 tubos que levam a urina dos rins para bexiga

-Uretra: tubo que leva a urina para fora do corpo

O que são as infecções do trato urinário?

As infecções do trato urinário (ITU) são infecções que afetam tanto os rins como a bexiga. -Infecções de bexiga são mais comuns que as dos rins: acontecem quando a bactéria entra pela  uretra e sobe até a bexiga. O termo médico para infecção de bexiga é “Cistite”. -Infecções nos rins acontecem quando a bactéria sobem mais alto até os rins. O termo médico  para infecção dos rins é “Pielonefrite”.

Quais são os sintomas de uma infecção de bexiga?

Os sintomas incluem:

-Dor ou queimação quando você urina

-Necessidade de urinar com frequência

-Necessidade de urinar de repente ou com pressa

-Sangue na urina

Quais são os sintomas de uma infecção dos rins?

Os sintomas de uma infecção nos rins podem incluir os sintomas de uma infecção de bexiga mas  também podem causar:

-Febre

-Dor nas costas

-Náusea (enjoo) ou Vômito

Como eu descubro se tenho uma infecção do trato urinário?  Se você acha que pode ter uma infecção do trato urinário, entre em contato com seu/sua  médico/médica ou enfermeiro/enfermeira. Algumas vezes, eles podem te dizer se é infecção do  trato urinário somente ao ouvir os seus sintomas. Eles podem pedir um exame de urina simples.  Se eles pensarem que você pode ter uma infecção dos rins ou não estão certos do que possa  estar causando os seus sintomas, eles também podem pedir um exame mais detalhado para  checar bactérias.

Como as infecções do trato urinário são tratadas?

A maioria das infecções do trato urinário são tratadas com comprimidos de antibióticos. Esses  comprimidos funcionam matando os germes que causam a sua infecção.

Se você tem infecção da bexiga, provavelmente irá ter que tomar antibióticos durante um período  de 3-7 dias. Se você tem uma infecção dos rins, provavelmente irá ter que tomar antibióticos por  mais tempo-até por 2 semanas. Se você tem uma infecção dos rins, também é possível que  tenha que se tratar em um hospital.

Seus sintomas devem começar a melhorar no dia em que começar a tomar os antibióticos.  Porém, deve tomar os antibióticos até o fim. Do contrário, a infecção pode voltar.

Se for preciso, pode tomar alguma medicação para “amortecer” a sua bexiga. Essas medicações  diminuem a dor causada pela infecção e também diminuem a necessidade de urinar.

E se eu tiver muitas infecções de bexiga?

Primeiro, verifique com seu/sua médico/médico ou enfermeiro/enfermeira para ter certeza que  você está realmente tendo infecções de bexiga. os sintomas de infecção de bexiga podem ser  causados por outras coisas. Eles vão querer verificar se essas outras coisas podem ser a causa  dos seus sintomas.

Mas se você está realmente lidando com infecções de repetição, existem coisas que você pode  fazer para pegar menos infecções. Entre elas:

-Evitar espermicidas (creme ou gel): Espermicidas são uma forma de controle de nascimentos.  Aparentemente aumentam o risco de infecções de bexiga , especialmente quando usados com  um diafragma (outra forma de anticoncepção). Se você usa espermicida e está tendo muitas  infecções de bexiga, você provavelmente vai ter que trocar de método.

-Beber mais líquidos: Isso pode prevenir infecções de bexiga

-Urinar logo após a relação sexual: Alguns médicos acreditam que isso pode ajudar porque ajuda  a enxaguar alguns germes que podem ter entrado na bexiga após o sexo. Não há comprovação  de que funcione mas também não causa nenhum dano.

-Estrogênio vaginal: Se você é uma mulher que já passou pela menopausa, seu médico pode  sugerir isso. Vem em forma de creme ou de uma anel flexível que você coloca na vagina. Pode  prevenir infecções de urina.

-Antibióticos: Se você tem muitas infecções de bexiga, e os métodos acima não ajudaram, seu/ sua médico/médica pode te prescrever um antibiótico para prevenir essas infecções. Tomar  antibióticos tem suas desvantagens, então médicos/médicas geralmente sugerem tentar as  outras medidas primeiro.

O suco de Cranberry ou outros produtos de cranberry (oxicoco) pode  prevenir infecções de bexiga?

Os estudos que sugerem que o suco de cranberry pode prevenir infecções de bexiga não são  muito bons. Mas se você quiser tentar produtos a base de cranberry para essa finalidade,  também não vão te prejudicar.