DIU

O que é um dispositivo intra uterino (DIU)?

O DIU é um tipo de controle de natalidade (nascimento/gravidez). É um dispositivo pequeno, em  forma de “T” que um/uma médico/médica coloca dentro do seu útero passando pela vagina e  colo do útero (indicado com Cervix na figura).

Esses dispositivos são feitos de um plástico flexível e possuem 2 cordões plásticos finos que  ficam para fora do colo do útero. Eles são bem pequenos, um pouco maiores que 2,5cm em  largura e comprimento.

Um DIU é um dos métodos mais seguros e mais efetivos para evitar uma gravidez. É uma boa  escolha para pessoas, incluindo pessoas jovens, que não querem engravidar por pelo menos 1  ano. Um DIU também pode prevenir a gestação se colocado 5 dias depois de você ter tido uma  relação desprotegida. Isso é conhecido como “contracepção de emergência”.

Você também pode usar um DIU por outras razões além de evitar uma gravidez. Por exemplo, um  tipo de DIU pode ser usado para tratar períodos menstruais sofridos ou pesados.

Quais são os diferentes tipos de DIU?

Há 2 tipos de DIU disponíveis: Um tipo libera cobre e o outro libera um hormônio semelhante a  progesterona.

-DIU de cobre: Há apenas 1 tipo. É chamado Paragard e pode ficar no seu útero por 10 anos ou  mais para algumas pessoas, para evitar uma gravidez. Algumas pessoas que usam esse DIU  costumam ter ciclos mais intensos ou mais longos do que tinham antes de usá-lo.

DIU Paragard

-DIU de Progesterona: Há 4 tipos de DIU que liberam progesterona ( Mirena, Kyleena, Skyla,  Liletta). Dependendo de qual deles você tiver, ele pode permanecer no seu útero por até 6, 5 ou 3  anos. Muitas pessoas que usam DIU que liberam progesterona têm ciclos mais suaves e menos  dolorosos do que tinham antes de usá-los. Algumas pessoas param de ter ciclos menstruais,  mas isso não é nocivo e não precisa ser tratado. Os ciclos regulares retornam quando o DIU é retirado, normalmente dentro de 1 a 2 meses.

Há outros tipos de DIU disponíveis

internacionalmente.

Quais são os benefícios de se usar um DIU?

Os benefícios de um DIU incluem:

-DIU são muito efetivos. Menos de 1 em 100 pessoas que usam esse tipo de dispositivo fica  grávida durante o 1º ano de uso.

-Você não tem que lembrar regularmente de fazer nada ou de tomar qualquer medicamento para  evitar a gravidez.

-DIU têm poucos efeitos colaterais.

-DIU não contêm estrógenos, um hormônio que algumas pessoas não podem ou não gostariam  de tomar.

-Se você decidir que quer ficar grávida, você pode retirá-lo.

-Se você usa o DIU por muitos anos, ele tem um custo menor do que muitos tipos de outros  métodos. Isso porque não há nenhum custo após ele ser inserido.

-Há evidência de que usar um DIU diminui o risco de um câncer de colo de útero.

Quais são as desvantagens de se usar um DIU?

As desvantagens de um DIU incluem:

-Diferentemente das camisinhas/preservativos, os DIU não te protegem contra as infecções que  você pode pegar tendo relações sexuais, chamadas de “Doenças Sexualmente Transmissíveis”  ou “DST”. Mas você e seu(s)/sua(s) parceiro(s)/parceira(s) podem usar preservativos para evitar  espalhar infecções.

-Há uma pequena chance de o DIU sair durante a menstruação. Se isso acontecer, você irá  precisar de um novo DIU. Se você achar o seu DIU na calcinha, ou no absorvente, ou no vaso  sanitário, entre em contato com seu/sua médico/médica ou enfermeiro/enfermeira. -O custo inicial pode ser maior do que de outros métodos (caso seja inserido em consultório  particular). Mas não há custos após.

-Somente um/uma profissional de saúde capacitado/capacitada pode inserir ou remover um DIU.

Você não deve optar por um DIU se recentemente teve uma infecção que se espalhou pelo útero  ou pelos órgãos em volta, chamada “infecção pélvica”. DST como clamídia e gonorréia podem  causar esse tipo de infecção.

Qual tipo de DIU é o melhor para mim?

Seu/Sua médico/médica ou enfermeiro/enfermeira pode ajudar a escolher o melhor DIU para  você.

Paragard (DIU de cobre) pode ser a melhor escolha para você se:

-Quer ou precisa evitar hormônios

-Quer evitar grandes mudanças no seu ciclo, como não ter ciclo ou ter pequenos sangramentos  (spotting) quando você não espera por isso.

-Quer evitar uma gestação por 10 ou mais anos.

Mirena/Kyleena/Skyla ou Liletta podem ser a melhor escolha para você se: -Tem ciclos intensos e dolorosos. Esses DIU podem fazer seus ciclos mais suaves e menos  dolorosos.

-Tem dor pélvica devido a uma condição chamada “Endometriose”. Esses DIU podem ajudar a  reduzir a dor

-Quer evitar a gestação por um período de até 6 anos, dependendo de qual dispositivo escolher.

Dói para colocar o DIU?

Você vai sentir algum desconforto e uma leve cólica depois que o DIU for inserido no seu útero.  Pessoas que nunca deram à luz (pariram) frequentemente sentem mais desconforto do que quem  já deu à luz. As cólicas geralmente vão embora depois de 1 dia. Medicações para controle da dor  como Ibuprofeno (Advil, Alivium), ou Naproxeno podem ajudar as cólicas acabarem mais rápido.

Depois que o DIU está no lugar, você não deve sentir que ele está lá.

Quando devo procurar um/uma médico/médica ou enfermeiro/enfermeira?  Se você tem um DIU, deve procurar esses profissionais se:

-Você tiver uma dor no “baixo ventre” ou “pé da barriga”

-A sua menstruação estiver atrasada ou diferente do normal

-Você não conseguir sentir a “cordinha” ou se ela estiver mais curta do que o usual -Você achar que o seu DIU se moveu ou caiu para fora do útero

-Você fez sexo com alguém que teve ou pode ter uma DST ou você acha que você pode ter uma  DST

-Você tiver uma febre sem outra explicação

*Skyla e Liletta não são disponíveis no Brasil, até a data em que foi escrito esse panfleto