O que é Depressão?
Depressão é um transtorno que te faz sentir triste, mas é diferente da tristeza normal. A depressão pode fazer com que fique difícil de trabalhar, estudar ou realizar atividades diárias.
Como eu sei se estou com Depressão?
Pessoas com Depressão sentem-se “para baixo” a maior parte do tempo, por pelo menos 2 semanas. Elas também têm pelo menos 1 desses 2 sintomas:
-Elas não aproveitam ou não se importam mais ao fazer coisas que elas costumavam gostar de fazer
-Elas se sentem tristes, desanimadas, sem esperança ou irritadas a maior parte do dia, quase todos os dias
A Depressão também pode fazer com que você:
-Perca ou ganhe peso
-Durma demais ou muito pouco
-Se sinta cansado/cansada ou sem energia
-Sinta culpa ou sem valor nenhum
-Se esqueça das coisas ou se sinta confuso/confusa
-Se movimente ou fale mais lentamente que o usual
-Se sinta cansado ou com dificuldade de se manter em pé
-Pense em morte ou suicídio
Se você acha que você pode estar deprimido/deprimida, consulte seu/sua médico/ médica ou enfermeiro/enfermeira. Somente alguém treinado em saúde mental pode dizer se você está com Depressão.
Procure ajuda imediata se você estiver pensando em se machucar ou se matar! Se a qualquer momento você sentir que pode se machucar ou machucar alguém, há ajuda disponível:
-Para falar com alguém, disque 188 (centro de valorização da vida)
-Para conversar com alguém online, acesse o chat: https://www.cvv.org.br/chat/ -Faça contato com profissional de saúde e diga que é urgente (medicina/enfermagem) -Chame uma ambulância: SAMU=192
-Vá para o pronto-socorro mais perto
Quais são os tratamentos para Depressão?
Pessoas que sofrem de depressão podem receber 1 ou mais dos seguintes tratamentos:
-Medicamentos que aliviam a Depressão
-Aconselhamento (com profissionais da psiquiatria, psicologia, enfermagem ou assistência social)
-Um dispositivo que passa ondas eletromagnéticas através do cérebro
Pessoas com uma Depressão que não é tão severa podem melhorar ao tomar medicações ou ao receber aconselhamento. Pessoas com Depressão severa frequentemente precisam das medicações para melhorar e também podem ter que ser aconselhadas.
Outro tratamento envolve posicionar um dispositivo no couro cabeludo para passar ondas magnéticas através do cérebro. Isso se chama estimulação magnética transcraniana. O/A médico/médica pode indicar esse procedimento caso os medicamentos não surtam efeito.
Algumas pessoas com depressão severa podem precisar de um procedimento chamado eletroconvulsoterapia (ECT). Durante esse procedimento, o/a médico/médica irá passar uma corrente elétrica pelo seu cérebro de maneira segura.
Quando eu vou me sentir melhor?
Ambas opções de tratamento levam um certo tempo para começar a funcionar:
-Muitas pessoas que tomam medicações começam a se sentir melhor em 2 semanas, mas pode levar de 4 a 8 semanas até a medicação fazer seu efeito completo. -Muitas pessoas que estão se consultando ou fazendo aconselhamento começam a se sentir melhor em algumas semanas, mas podem levar de 8 a 10 semanas para terem um benefício maior.
Se o primeiro tratamento que você tentar não te ajudar, fale isso para seu/sua médico/ médica ou enfermeiro/enfermeira, mas não desista. Algumas pessoas precisam experimentar diferentes tratamentos ou combinações de tratamentos antes de achar uma abordagem que funcione. Seu/sua médico/médica/enfermeiro/enfermeira/terapeuta podem trabalhar em conjunto com você para achar o tratamento ideal para você. Eles também pode te ajudar a descobrir como lidar com isso enquanto estão procurando o tratamento ideal ou esperando o tratamento fazer efeito.
Como eu decido qual tratamento eu vou ter?
Você e mais o profissional de saúde que te acompanha irão ter que trabalhar juntos para achar o melhor tratamento para você. As medicações podem fazer efeito um pouco mais rápido que a terapia/aconselhamento. Porém, as medicações podem ter efeitos colaterais. Além disso, algumas pessoas podem não gostar da ideia de tomar medicações.
Por outro lado, ver um terapeuta envolve falar sobre seus sentimentos com uma pessoa estranha. Isso pode ser difícil para algumas pessoas.
A Depressão é a mesma coisa para adolescentes?
Não. Os sintomas da depressão em adolescentes são um pouco diferentes da depressão em adultos. Alguns/algumas adolescentes são melancólicos/melancólicas/ temperamentais ou tristes boa parte do tempo. Isso torna difícil dizer quando adolescentes estão realmente deprimidos. Adolescentes com depressão frequentemente parecem debilitados/debilitadas. Ficam facilmente chateados/chateadas ou incomodados/incomodadas. Podem ainda brigar com as pessoas.
Além disso, ao tratar adolescentes, profissionais de saúde tentam terapia/ aconselhamento antes de tentar medicações. Isso porque há uma pequena chance das
medicações para depressão poderem causar problemas para alguns/algumas adolescentes. Ainda sim, alguns/algumas adolescentes com depressão podem necessitar de medicações. E a maioria dos especialistas concorda que as medicações para depressão são seguras e apropriadas para adolescentes que realmente precisam delas.
E se eu estiver tomando medicações para Depressão e quiser ficar grávida? Algumas medicações para depressão podem causar problemas para um bebê que ainda não nasceu. Mas ter uma depressão não tratada durante a gravidez também pode causar problemas. Se você deseja engravidar, fale para seu/sua médico/médica mas não pare de tomar suas medicações. Juntos, vocês podem planejar a melhor maneira para se ter um bebê.
Também é importante falar com seu/sua médico/médica se você deseja amamentar após o bebê nascer. A amamentação traz vários benefícios para mãe e para o bebê. Algumas medicações para depressão são mais seguras do que outras para serem usadas durante a amamentação. Mas ter depressão após o parto também pode causar problemas, portanto não pare de tomar suas medicações. Seu/sua médico/médica pode trabalhar em conjunto com você para encontrar a maneira mais segura para alimentação do seu bebê.
Fonte: Uptodate, Tópico: 15342, Versão: 17.0 (Atualizado pela última vez 11/1/2023)