Conjuntivite (“olho rosa”)

O que é conjuntivite ou “olho rosa”?

É um termo que as pessoas usam para descrever infecção ou irritação do olho. Se você  tem conjuntivite, seu olho (seus olhos) podem:

-Ficar rosa ou vermelho

-Escorrer um líquido viscoso

-Coçar ou queimar

-Ficar “colado” e fechado, especialmente ao acordar

A conjuntivite pode ser causada por infecção, alergia ou alguma irritação desconhecida.

Você pode pegar conjuntivite de outra pessoa?

Sim. Quando a conjuntivite é causada por uma infecção, ela pode se espalhar facilmente.  Usualmente, pessoas pegam conjuntivite ao ter contato com algum objeto que esteve em  contato com um olho infectado. Também pode ser transmitida quando uma pessoa  infectada toca a outra e essa outra toca o olho.

Se uma pessoa que você conhece está com conjuntivite, evite tocar seu travesseiro,  toalha ou outros itens de uso pessoal.

Quando devo procurar avaliação médica?

Marque sua consulta caso seu (seus) olho (olhos) doerem, se você tiver dificuldade em  enxergar com clareza após piscar. Se você não tiver esses problemas mas achar que  pode estar com conjuntivite, seu médico ou sua médica pode te aconselhar via  teleconsulta.

A conjuntivite pode ser tratada?

A maioria das conjuntivites vai embora mesmo sem tratamento. Mas alguns tipos podem  ser tratados.

Quando a conjuntivite é causada por uma infecção, geralmente é causada por um vírus,  então antimicrobianos (antibióticos) não vão ajudar. Mesmo assim, conjuntivites  causadas por vírus podem durar por vários dias.

-Conjuntivites causadas por bactérias podem ser tratadas com colírios, pomadas ou  géis.

-Conjuntivites causadas por alergia geralmente podem ser tratadas por gotas oculares  usadas normalmente para tratar alergias. Essas gotas não vão curar a conjuntivite, mas  elas podem ajudar com a coceira e a irritação.

Quando estiver utilizando colírios para infecção, não toque o seu olho saudável após  tocar seu olho infectado. Além disso, não toque o frasco do colírio em um olho e depois  toque no outro. Essas coisas podem fazer com que a infecção de um olho se espalhe  para o outro.

Se suas pálpebras estiverem inchadas, uma compressa fria pode ajudar. E se eu usar lentes de contato?

Se você utilizar lentes de contato e tiver sintomas de conjuntivite, é muito importante  passar em consulta médica. Em pessoas que usam lentes de contato, os sintomas da  conjuntivite podem ser causados por uma condição chamada “abrasão da córnea”. A  abrasão da córnea é um “arranhado” no olho e pode trazer vários problemas.

Durante o tratamento de infecções oculares, pode ser que você tenha que parar de usar  as lentes de contato por um curto período de tempo. Se suas lentes forem descartáveis,  jogue-as fora e use um novo par. Se não forem, você vai precisar limpá-las com cuidado.  Você deve jogar fora também o estojo das lentes e adquirir um novo.

Quando eu posso voltar ao trabalho ou à escola?

Se você tiver uma conjuntivite causada por bactéria, lembre-se de que ela se espalha  facilmente. A melhor maneira de evitar essa transmissão é ficar longe das pessoas até  que você não tenha mais sintomas. Se isso não for possível, lave suas mãos com  frequência. Também é importante evitar tocar os olhos e compartilhar itens que podem  espalhar a infecção.

Escolas e creches geralmente tem regras a respeito do tempo em que uma criança com  conjuntivite deve ficar afastada. Se a criança tem conjuntivite bacteriana, ela  provavelmente deve ficar em casa pelo menos até 24 horas após o início dos  antimicrobianos.

A conjuntivite pode ser prevenida?

Para evitar pegar ou transmitir uma conjuntivite causada por uma infecção:

-Lave frequentemente suas mãos com água e sabão

-Tente não tocar seus olhos

-Evite compartilhar toalhas, roupas de cama ou outros itens pessoais

Se a sua conjuntivite for causada por alergia, pode ajudar ficar em ambientes fechados,  com as janelas fechadas nas épocas de pico de alergia.

Devo estar atento a quais problemas?

Procure consulta médica se:

-Você está tendo problemas em enxergar claramente após piscar

-Seu olho está vermelho ou com líquido saindo após 3 dias

-Sua dor nos olhos estiver ficando pior

Fonte: Uptodate, Tópico: 15479, versão: 19.0 (atualizado 23/10/2022)